"A Casa do Ipiranga em 1996 estava assim:"
A construção da ferrovia [Curitiba-Paranaguá]começou oficialmente em fevereiro de 1880. Considerada impraticável por inúmeros engenheiros europeus à época, a obra teve início em três frentes simultâneas: entre Paranaguá e Morretes (42 km), entre Morretes e Roça Nova (38 km) e entre Roça Nova e Curitiba (30 km).
A triste ruína acima é o que um dia foi a Casa do Ipiranga, que já serviu de hospedagem para o o Imperador Dom Pedro II, quando veio ao Paraná inaugurar oficialmente a estrada de ferro, em 02 de fevereiro de 1885. Serviu também ao presidente da província do Paraná Carlos de Carvalho e de onde também, o importante pintor paranaense Alfredo Andersen registrou em óleo várias das suas paisagens tendo como tema a serra do mar."*
*Fotos e texto extraídos do blog www.circulandoporcuritiba.blogspot.com, de Washington Takeuchi, que é, por assim dizer, um fotocronista de Curitiba.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário