sexta-feira, 2 de abril de 2021

Dickens: sempre bom, mesmo quando ruim

"É sina da maioria dos homens que andam pelo mundo, mesmo dos que apenas atingem a primavera da vida, adquirirem um certo número de amigos sinceros e perdê-los depois, segundo a ordem natural das coisas. É sina de todos os cronistas ou autores o criarem amigos de fantasia e perdê-los, segundo o curso da arte. Não chega a isto apenas a extensão de seu infortúnio; porque, de mais a mais, lhe exigem o darem conta deles.

Despeçamo-nos do nosso velho amigo num destes momentos de felicidade sem mistura, dos que sempre encontramos alguns na vida que nos alegram a transitória existência. Há na terra sombras negras, mas os clarões brilham com mais força, mercê do contraste. Há homens, semelhantes aos morcegos ou aos mochos, que têm melhores olhos para as trevas que para a luz. A nós que não possuímos esse poder ótico, apraz-nos de preferência lançar o derradeiro olhar de despedida aos companheiros imaginários de muitas horas de isolamento, no instante preciso em que o rápido clarão de felicidade terrena os banha em cheio."


Das páginas finais de "As aventuras de Mr. Pickwuick". Inverti a ordem dos parágrafos, com a licença de Dickens, para ficar mais clara a sua ideia no excerto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário