quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Receita de sonho


Casa em Santa Felicidade, Curitiba, Pr, Br Foto de Washington Takeuchi

A pedido de meu "webamigo" Washington Takeuchi" que me alimenta sempre com belíssimas fotos de Curitiba e arredores, transcrevo aqui minha receita de sonhos, cuja massa é uma adaptação da massa de pão de minha mãe.

Ingredientes para a massa:

2 ovos inteiros
2 gemas
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de sal
1 xic. de leite
50 g de manteiga ou margarina
1 colher (sopa) de rum ou conhaque
1 tablete de fermento biológico
½ kg de farinha de trigo
1 pitada de noz-moscada

Ingredientes para o recheio

goiabada em cubinhos de mais ou menos 1cm
creme de leite fresco
2 claras de ovo
4 colheres de açúcar

Modo de fazer:
- dissolva o fermento e o açúcar no leite, acrescente um punhado da farinha de trigo para fazer uma esponja, deixe crescer.
- crescida a esponja, acrescente os dois ovos, as duas gemas, a manteiga, o sal e o rum, a noz-moscada e por fim o restante da farinha. Amasse muito bem e deixe crescer coberta com um pano, longe de correntes de ar.
- quando a massa tiver dobrado de tamanho, separe-a em duas partes (isto não será necessário se você quiser fazer só um tipo de sonho).
- com uma das partes faça bolinhas de cerca de 2 cm de diâmetro; com cada bolinha na palma da mão faça com o polegar uma pequena depressão n o centro, coloque aí um cubinho de goiabada, feche muito bem a bolinha, enrolando-a de volta; coloque numa superfície lisa para crescer;
- com a outra metade da massa modele bisnaguinhas (a partir de bolinhas de uns 2 ou 3cm de diâmetro); deixe sem recheio nenhum, coloque para crescer como no passo anterior.
- cubra tudo com um pano e deixe crescer; quando dobrarem de tamanho os sonhos estão prontos para fritar;
- frite os sonhos em panela não muito grande (uns vinte cm de diâmetro), mas com uma boa profundidade de óleo, para que os sonhos fiquem longe do fundo da panela, até que fiquem bem morenos, virando-os sempre com uma escumadeira (se deixar para virá-los quando uma das metades estiver morena, isto será bastante difícil);
- quando estiverem fritos retire do óleo e coloque em uma forma ou coisa parecida bem forrada com papel absorvente e “role-os” aí para que fiquem bem sequinhos; em seguida (em seguida mesmo, não se pode deixar que esfriem) role-os num recipiente com açúcar.

Os sonhos recheados com goiabada estão prontos já nessa fase. As bisnaguinhas, depois de frias, devem ser cortadas longitudinalmente ao meio e recheadas com chantili. Para o Takeuchi, que mora em Curitiba, será fácil encontrar um bom chantili fresco em confeitarias e padarias. Aqui em Barão Geraldo e alhures isso não existe e, como não suporto o chantili industrializado, preparo eu mesma, da seguinte forma:

- numa batedeira de bolo bato ½ litro de creme de leite fresco bem gelado (se colocar o creme de leite cerca de uns vinte minutos no congelador antes, esta operação será mais fácil, com o creme espirrando menos), até que fique firme, sem que – muito cuidado aqui – vire manteiga. Preparo então, com as duas claras que restaram e as quatro colheres de açúcar, um merengue bem firme. Misturo o merengue ao creme já batido no ponto, MUITO DELICADAMENTE, para que não desande. Recheie as bisnaguinhas.

Agora é só comer, e pode comer à vontade porque depois dessa trabalheira toda você vai precisar repor as energias, e mesmo que não precise vai levar um bom tempo para que se anime a fazer outra vez.
“Voilá”

Um comentário:

  1. Como diria Claude Troigros: QUE MARRAVILHA!

    Receita de mãe é tudo de bom! Vou tentar fazer e depois te conto!

    Obrigado por compartilhar essa receita!

    Abraço.

    Washington

    ResponderExcluir