quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O Vô


Este é meu avô materno, morto muito tempo antes de eu nascer. Era dado a visões e presságios. Sabia uma simpatia infalível para eliminar verrugas. Minha mãe contava que certa vez pediu que lhe ensinasse a reza, para que também ela pudesse curar as ditas cujas; ele lhe disse que não poderia fazer isso, que se o fizesse perderia o poder da simpatia, mas que em seu leito de morte lhe ensinaria, se ela pedisse. É claro que no momento da morte do pai mais que adorado minha mãe nem se lembraria disso, de modo que a simpatia foi com ele para o outro mundo. Não demorou muito para se descobrir que ele, morto, continuava a curar verrugas. Era só pedir a nhô Veiga. E ainda é, e nem precisa ser parente; a qualquer um que lhe peça ele atende.
O retrato de meu avô eu pintei a partir de uma foto que era de minha mãe e tenho em minha cabeceira. Na foto ele está com outro terno, escuro, discreto. Mas lá no céu eu imagino que goste de andar assim.

4 comentários:

  1. Lindo retrato. Não sabia desse dom do nhô Veiga.

    ResponderExcluir
  2. Keia,
    uma coisa muito interessante aconteceu enquanto eu pintava esse retrato, que fiz para presentear o tio Nenê:
    eu sou uma pintora pra lá de amadora, de modo que mesmo com um modelo bom para copiar, demoro muito a chegar a um resultado bom, como foi o caso desse retrato. Ao longo desse processo, antes de se parecer mesmo com nosso avô, pareceu-se com todos os homens da nossa família, inclusive teu pai. Enfim acho que consegui um resultado razoável, e mais ou menos de acordo com o que queria expressar.

    ResponderExcluir
  3. Ayde, acho a foto do vô, muito parecido com o meu pai, principalmente nos últimos dias quando ele emagreceu bastante. Você pintou muito bem. Gosto muito deste retrato. Obrigada por enviar. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Kéia,
    é impressionante como a genética nos revela na maturidade. Sempre achei que meu tio Darci fosse o mais parecido com nhô Veiga. Dia desses, conversando com o Luís Heleno (que, aliás está ficando parecido com teu pai)por telefone, tive a impressão de que a respiração dele, as pausas, o timbre da voz, lembram o tio Nenê.

    ResponderExcluir